A AMUNESC surgiu como sucessora da FIDESC (Fundação Intermunicipal Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina) no ano de 1973, entidade sem vinculação político- partidária, reconhecida como de utilidade pública estadual através da Lei 4313 de 19/05/69, conseguiu a necessária desvinculação política após uma estratégica reforma em seus Estatutos ocorrida no ano de 1981, implantando-se um criativo sistema de rodízio no exercício de sua presidência, proibida a reeleição. Fazem parte da entidade os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul.
MISSÃO
Nos seus quase 30 anos de existência,
a missão da AMUNESC tem sido:
""promover, com base na ética e na independência político partidária, o município como unidade autônoma de governo, fortalecer sua capacidade de formular políticas, prestar serviços de qualidade, aprimorar a qualidade de vida de seus municípes e fomentar o desenvolvimento local, com o objetivo de se alcançar uma sociedade democrática e a valorização da cidadania.""
ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL
Valorização do Município como agente do processo de desenvolvimento econômico e social, através da integral capacitação de seus membros, tendo como fundamentos norteadores dessa estratégia os seguintes valores:
PRINCÍPIOS DA AMUNESC
1.Ruptura do anacronismo com a mudança dos paradigmas da gestão pública, dentro de uma visão holística sustentada;
2.Micro-planificação, Planejamento do Desenvolvimento Municipal e Regional Integral/Integrado, Estratégico, Participativo, Decentralizado e Democrático;
3.Promoção do Desenvolvimento Sustentável.