Compartilhe

Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina 50 anos de história

Publicado em 15/08/2018 às 09:16 - Atualizado em 21/08/2018 às 10:59

Rubens Blaszkowski - Prefeito de Campo Alegre e Presidente da Amunesc – Gestão 2018 Baixar Imagem

No dia 15 de agosto de 1968, no Joinville Tênis Club, reuniam-se os prefeitos dos municípios de Joinville, São Bento do Sul, Barra Velha, Piçarras, Campo Alegre e Guaramirim, para a primeira reunião da FIDESC - Fundação Intermunicipal para o Desenvolvimento de Santa Catarina, presidida pelo então prefeito de São Bento do Sul, Otair Becker. Cinco anos mais tarde, esta fundação seria transformada na Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina – Amunesc.

A história do municipalismo e das Associações de Municípios divide-se em três períodos distintos, tendo sua gênese em 1961 indo até 1968, propagação, entre 1968 e 1978, e sua consolidação atingindo todas as microrregiões do estado em 1997. A Amunesc, que tem em sua essência o pioneirismo, se encaixa logo na primeira fase sendo uma das primeiras de Santa Catarina dentre as 21 hoje existentes. Congrega os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. Região de aproximadamente 900 mil habitantes, com forte atuação industrial, portuária, moveleira e tecnológica, além do grande potencial para turismo de verão, inverno, rural e de negócios.

O municipalismo vem ganhando muita força, pois é o ponto mais próximo entre as pessoas e o poder público, é onde as maiores mazelas acontecem e onde os moradores conseguem exigir soluções.

A Amunesc, que completa 50 anos de fundação, é um ponto de convergência dos municípios associados, seja pela forte representatividade municipalista que incorpora nas causas em prol dos municípios ou por reunir problemas comuns a todos e que podem ser solucionados de maneira coletiva, a exemplo dos planos de mobilidade urbana e regional, revisão de planos diretores, planos de gerenciamento de resíduos sólidos, auditorias do valor adicionado do ICMS, auxílio em projetos de engenharia, arquitetura, geoprocessamento, paisagismo, urbanismo, regularização fundiária, orientações em assistência social, além das demandas pontuais que frequentemente são exigidas dos municípios.

Rubens Blaszkowski
Prefeito de Campo Alegre
Presidente da Amunesc – Gestão 2018

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Max Colin, 1843, Centro, Joinville - SC
CEP: 89204-635