2ª reunião do Colegiado de Captação de Recursos e Gestão de Convênios acontece na Amunesc

Publicado em 19/06/2019 às 17:18 - Atualizado em 19/06/2019 às 17:19


Créditos: Ariele Cardoso Baixar Imagem

Estiveram reunidos na sede da Amunesc nesta terça-feira (18), os membros do Colegiado de Captação de Recursos e Gestão de Convênios. O secretário-executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, acompanhou o encontro.

A reunião foi liderada por Marise Teresinha Heinig, coordenadora do Colegiado, e teve como objetivo o repasse de informações da reunião nacional que ocorreu dia 28 de maio no Ministério da Economia, na qual Marise esteve representando a Amunesc. Entre outros temas, a reunião abordou as inovações na “Plataforma + Brasil” e da PEC 48/2019 (PEC 61/2015), que permite repasse direto de emendas parlamentares para estados e municípios.

Segundo Jeferson Venero, gestor municipal de convênios da Prefeitura de Balneário Barra do Sul, a pauta é importante porque “esse é um momento de mudança. No governo passado a gente tinha Secretaria de Estado de Controle e Transparência - Secont, e nessa gestão eles mudaram para a Plataforma + Brasil”, afirmou. Marise ressalta a relevância da Plataforma para os municípios: “o objetivo é que até 2020 toda a transferência voluntária de recursos da união para os municípios esteja transparente dentro da Plataforma”, declarou a assessora.

Na reunião foram abordadas também as melhorias levantadas para os serviços prestados pelas Mandatárias da União. Marise fez a contextualização sobre o processo que levou à criação das normas e procedimentos relacionados aos serviços prestados e a designação da Caixa como Mandatária.

O período vespertino foi reservado para o diálogo particular com os representantes dos municípios, a fim de esclarecer dúvidas pontuais. “Nesse atendimento, todos aprendem juntos. Quando a equipe já tem um bom conhecimento o encontro fica muito bom, porque se você levar uma novidade já valeu a vinda”, declarou Marise.